Páginas

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Eleições 2018: Acompanhe a prestação de contas de seu candidato.

Com o objetivo de oferecer mais segurança e transparência ao processo eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza no site o sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas). Através do sistema o eleitor pode localizar informações sobre os candidatos que vão participar das eleições gerais 2018 e que já apresentaram o pedido de registro de candidatura à Justiça Eleitoral. Os 35 partidos políticos do país devem protocolar os requerimentos dos registros dos seus concorrentes até o dia 15 de agosto.
O DivulgaCandContas divulga as candidaturas e as prestações de contas dos candidatos e dos partidos em todo o Brasil. Nele é possível consultar o quantitativo de candidaturas e verificar a situação de cada candidato, assim como todos os seus dados, segundo foram informados à Justiça Eleitoral.
Além disso, o sistema disponibiliza informações das prestações de contas (parcial e/ou final) dos candidatos e partidos com a discriminação dos recursos financeiros, as estimativas em dinheiro arrecadado para financiamento da campanha eleitoral e os gastos realizados, detalhando doadores e fornecedores declarados por candidatos e por partidos políticos. Desse modo, a ferramenta divulga, a partir do envio dos relatórios financeiros informações sobre o financiamento de campanhas.
O mecanismo se traduz em um elemento muito importante para o processo eleitoral, visto que ele promove uma transparência que permite à sociedade exercer o controle sobre os recursos arrecadados e as despesas efetuadas. O sistema está disponível, na internet, à todos os cidadãos. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Os dados exibidos no sistema passam por atualização durante três vezes ao dia (às 08h, 14h e 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário