Meta para este ano é imunizar pelo menos 80% população canina em Natal
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou esta semana a Campanha de Vacinação Antirrábica 2015, que segue até janeiro de 2016, para cães e gatos, a partir dos três meses de idade. Em Natal, a campanha começou com os agendamentos de acumuladores de animais e para os condomínios.
“A campanha para este ano em Natal terá como estratégia de atuação três formas distintas, como postos itinerantes, agendamento de vacina domiciliar (a partir de três animais) e agendamento de condomínios (a partir de três animais)”, destacou o chefe do CCZ, Alessandre Medeiros.
A meta para este ano é imunizar pelo menos 80% população canina em Natal. O Centro de Controle de Zoonoses disponibiliza o telefone 3232.9788 para agendamentos de acumuladores de animais e para os condomínios.
Raiva
A principal via de transmissão da Raiva (Hidrofobia) é o contato com a saliva contaminada de um animal doente, mais comumente através de lesão da pele do indivíduo, uma vez que o vírus não penetra pela pele íntegra. O modo mais comum de transmissão é a mordedura, mas o contato do vírus com soluções de descontinuidade da pele ou com membranas nasal, bucal ou ocular também são importantes.
Este ano no Município de Natal foram notificados dois casos de raiva em quirópteros (morcegos), especificamente nos Bairros de Capim Macio e Igapó, localizados no Distritos Sanitário Sul e no Distrito Norte do Município.
Dentre os diversos reservatórios, os quirópteros listam como os principais transmissores da Raiva no Brasil. Morcegos não hematófagos também devem ser considerados pela sua crescente participação no chamado ciclo aéreo da Raiva. Esses animais estão cada vez mais domiciliados e convivem diariamente com o homem e consequentemente com seus animais de estimação, cães e gatos que estão expostos ao risco e contraírem a doença.
Nominuto.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário