Mais de 180 raios atingiram a 13 muncípios da região metropolitana de Natal e a cidade de Santa Cruz, no Trairi, em um intervalo de apenas 24 horas, entre a manhã de terça (10) e quarta-feira (11). Segundo levantamento da Neoenergia Cosern com base em dados da Climatempo, a cidade de Ceará-Mirim concentrou a maioria dos registros, com 112 descargas atmosféricas, seguida por Taipu (26) e Extremoz (15).
O impacto do fenômeno foi sentido diretamente na rede elétrica. De acordo com a Neoenergia, no município Ceará Mirim, 02 raios atingiram parte da subestação elétrica, por volta das 5h da manhã, e cerca de 18 mil unidades consumidoras tiveram o serviço interrompido por cerca de uma hora.
A incidência reflete as recentes condições meteorológicas registradas no Rio Grande do Norte, que já havia registrado cerca de 4.700 raios entre quarta e quinta-feira da semana anterior. Na ocasião, Mossoró liderou o ranking com 555 descargas, seguida por Governador Dix-Sept Rosado, com 417 descargas, e Upanema, com 285.
Dados de 2025
De acordo com os dados divulgados pela Neoenergia, ao longo de todo o ano de 2025, o estado contabilizou 43.832 quedas de raios, com as regiões Oeste e Seridó apresentando a maior frequência do fenômeno. Em Mossoró, o acumulado anual chegou a 3.120 raios, seguida por Upanema (3.091) e Santana do Matos (2.195).
Orientações de segurança
Diante desse cenário, a Neoenergia Cosern intensificou o monitoramento e as ações preventivas. Para evitar acidentes durante tempestades, a concessionária reforça orientações de segurança essenciais: a população deve buscar abrigo assim que ouvir trovões, evitando caminhar em áreas descampadas ou permanecer próximo a árvores e objetos metálicos pontiagudos.
Dentro de casa, a recomendação é não utilizar equipamentos ligados à rede elétrica, não falar ao telefone com fio e evitar o uso do celular conectado ao carregador ou banhos em chuveiros elétricos.
Em situações de emergência, os clientes podem utilizar os canais de atendimento pelo telefone 116, WhatsApp (84) 3215-6001 ou pelo site oficial da companhia.
Informações da Tribuna do Norte.
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário